gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 25 de setembro de 2016

Crónica de Fim-de-semana – 01 – 2016 / 2017 – II - A

Disputou-se este fim-de-semana as provas de acesso à 2.ª Divisão de Seniores Masculinos (PO02- Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos). Que esta época e conforme já por nós referido, sofreu fortes alterações no seu número de clubes, e no seu modelo competitivo.

Assim iniciamos nosso regresso às crónicas de fim-de-semana, para esta divisão, em princípio teremos o modelo da época transacta, separando as provas, sempre que se justificar, e criando crónicas intermédias quando se julgar conveniente. No entanto esta crónica terá um caracter único, apenas pelas vicissitudes e originalidades que a nossa modalidade comporta.

Notas

Estranhamente, não existiram delegados nestes encontros porquê?

Repetimos aqui tudo o dissemos na época anterior, pois deveria esclarecer-se quais são as verdadeiras funções destes elementos. Pois até ao momento, nem no sítio da FAP, nem nenhum CO, se publicou, ou foi publicado qualquer texto, onde sejam especificadas as suas funções.

PO02-A – Apuramento para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

Zona Norte – Multiusos de Lamego - Resultados
1.ª Jornada
Dia 23-09-16
Boavista FC 32 – 25 Póvoa Lanhoso
2.ª Jornada
Dia 24-09-16
ACD Monte 20 – 24 Boavista FC
3.ª Jornada
Dia 25-09-16
Póvoa Lanhoso 24 – 28 ACD Monte

Classificação final – 1.º Boavista FC, 2.º ACD Monte, 3.º Póvoa Lanhoso.  

Sobem á 2.ª Divisão os dois primeiros classificados e que são – Boavista FC e ACD Monte

Esta prova iniciou-se com o Boavista FC / Póvoa Lanhoso, com a equipa do Bessa a apresentar na sua equipas, verdadeiros “masters” da modalidade como Eduardo Filipe, o seu irmão José Coelho, e ainda o guarda-redes Sérgio Morgado, o que na nossa opinião significa uma verdadeira tentativa de ascensão á 2.ª Divisão, pelo que se acompanhou em termos de andamento do resultado, o jogo apenas foi equilibrado nos segundo 30 minutos, pois ao intervalo o Boavista FC vencia por uns claros 18-5, para no segundo tempo se fazer uma ausência gestão de esforço, e de controlo do resultado final. Na equipa do Boavista FC o seu melhor marcador foi Eduardo Filipe com 9 golos, enquanto Pedro Pando com 5 golos foi o melhor marcador do Póvoa Lanhoso. Na 2.ª Jornada, com a vitória do Boavista FC sobre o ACD Monte, ficou imediatamente definida uma das subidas de divisão. Foi um encontro praticamente sempre comandado pelos homens do Bessa, que desta vez não apresentaram Eduardo Filipe, e já venciam ao intervalo por 14-10, precisamente a mesma diferença que se verificou no final do encontro. Jorge Sousa com 7 golos, foi o melhor marcador do ACD Monte, enquanto no Boavista FC, Daan Garcia com 1º golos e José Coelho com 7 golos foram os seus melhores marcadores. Na terceira jornada realizou-se o encontro Póvoa Lanhoso / ACD Monte que definiu quem acompanha o Boavista FC na subida de divisão. Na terceira jornada definia-se quem seria a segunda equipa a subir de Divisão no jogo entre o Póvoa Lanhoso e o ACD Monte, foi um jogo de algum equilíbrio e de alternâncias no marcador, pois durante os primeiros 30 minutos dominou o Póvoa Lanhoso, que chegou ao intervalo a vencer por 16-13, no segundos 30 minutos excelente reacção da equipa do ACD Monte que depois da igualdade a 18 golos assumiu o comando do jogo e do marcador, chegando ao final do encontro com um diferencial a seu favor de 4 golos, num jogo com 16 exclusões e 1 desqualificação directa, o que diz bem da intensidade com que o mesmo foi disputado. José Castro e Pedro Pando, ambos com 6 golos foram os melhores marcadores do Póvoa Lanhoso, enquanto Tiago Cunha com 10 golos foi o melhor marcador do ACD Monte.

Zona Norte – Pavilhão Fernando Tavares - Resultados
1.ª Jornada
Dia 23-09-16
Ílhavo AC 27 – 34 CCP Serpa
2.ª Jornada
Dia 24-09-16
Vela Tavira 30 – 30 Ílhavo AC
3.ª Jornada
Dia 25-09-16
CCP Serpa 23 – 34 Vela Tavira

Na primeira jornada, tivemos logo um jogo com grande equilíbrio durante grande parte do tempo de jogo, com os 30 minutos iniciais, a proporcionarem alternâncias no marcador e diversas igualdades e que terminou com o Ílhavo AC na frente do marcador pela diferença mínima (17-16). No segundo tempo uma excelente entrada do CCP Serpa levou a que a equipa nos minutos iniciais do período passasse a comandar o marcador por 20-18, e nunca mais perdesse o comando o jogo e do marcador, aumentando progressivamente o diferencial. Jogo com ocorrências disciplinares infelizmente. Tiago Sousa com 7 golos e João Ribeiro com 6 golos foram os melhores marcadores do Ílhavo AC, Miguel Baião com 10 golos e Luis Cortez com 8 foram por sua vez os melhores marcadores do CCP Serpa. Na segunda jornada, tivemos um Vela Tavira / Ílhavo, que foi um jogo de grande equilíbrio embora o Vela Tavira chegasse a estar no comando do marcador por mais ocasiões, e tendo diferenciais favoráveis de 3 golos, como por exemplo 8-5 ainda nos primeiros 30 minutos, chegou ao intervalo a vencer pela diferença mínima (16-15), no segundo tempo voltou a comandar o marcador chegando mais uma vez aos 3 golos de diferença (20-17, por exemplo), para permitir uma excelente reacção do Ílhavo AC, e o encontro terminar numa igualdade. Com este resultado nada ficou definido nesta zona, ficando, tudo para definir no jogo da terceira jornada, que se disputou entre o CCP Serpa e o Vela Tavira, onde praticamente se definia a ordem dos apurados, foi um encontro de total domínio do Vela de Tavira, que após uma igual a 3 golos nos minutos iniciais do encontro passou para a frente do marcador aumentando progressivamente a sua vantagem ao longo do tempo de jogo, de tal foram que chegou ao intervalo a vencer por 20-10, no segundo tempo em que chegou a estar com vantagens de 14 golos (29-15 e 33-19, por exemplo) terminou a fazer a gestão do jogo e do marcador, garantido desta forma juntamente com o CCP Serpa o acesso á 2.ª Divisão Nacional. Miguel Baião com 9 golos, foi o melhor marcador do CCP Serpa, enquanto no Vela Tavira Tiago Gome e Carlos Abraul com 7 golos cada foram os marcadores de serviço.

Classificação final – 1.º Vela Tavira, 2.º CCP Serpa, 3.º Ílhavo AC.  

Sobem á 2.ª Divisão os dois primeiros classificados e que são – Vela Tavira e CCP Serpa.

Nota final – Face a estes resultados, não se torna fácil a constituição das zonas, podendo equipas que provavelmente estariam normalmente na zona centro, passar para a Zona Norte como o SP. Oleiros, assim como o Benfica B, provavelmente terá de passar para a Zona Centro. Digamos desde já que não é tarefa fácil.

O Banhadas Andebol

13 comentários:

Anónimo disse...

banhadas pareces bruxo, estive a ver as equipas, e se tudo correr normalmente, teremos o Benfica e o Benavente na Zona Centro e o clube de Oleiros têm de ir para a a Zona Norte. mas atenção ás jogadas de bastidores que ainda colocam o 1.º Dezembro na Zona Centro, estamos cá para ver.

Um não adepto deste modelo de prova

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 26 Setembro e 02 Outubro 2016:

http://andeboltv.blogspot.pt/2016/09/lista-de-transmissoes-entre-26-setembro_71.html

As melhoras para o atleta do Sporting da Horta!

Anónimo disse...

Que comédia. O karma é mesmo lixado. Então o ilhavo foi à vida? Ah Ah Ah
Pena termos que voltar a levar com o andebol das cavernas do monte. Mas sabe sempre bem jogar naquele pavilhão. Somos sempre tão bem disponíveis e com tanta educação.

Anónimo disse...

Que chatice o póvoa vai novamente para o seu lugar.. ou seja, a 3ª.. pelo que me parece este fim de semana os seus jogos foram bem mais calmos do que os jogos do ano passado.. será por não terem jogado na Povoa ?!

Anónimo disse...

Bom dia. Tive o prazer de assistir ao AASM x ABC . foi um enorme espetáculo, excelente ambiente. Jogo muito bem disputado e que sem duvida a AASM não merecia perder. Destaco João Baltazar e miguel Sarmento pelos golos, mas o GR da casa Rui pereira foi sem duvida o homem do jogo a todos os níveis. São precisos mais jogos destes.

Anónimo disse...

Isto das zonas pode mesmo variar muito. Se o Maritimo ficar no aeroporto do Porto e o Marienses no aeroporto de Lisboa, como é costume, então há um problema a sul. O Oleiros ficará sempre a Norte. Mas a sul o aeroporto fica mais a norte que o Benfica, pelo que o Marienses poderá mesmo ir para a zona centro, e o Benfica para a Sul. Se isso não contar, vai o Benfica para o centro. Era óptimo que a FPA esclarecesse, de uma vez por todas, os critérios que utiliza. Porque não estando definidos à partida vai sempre haver quem diga que foi prejudicado.

Anónimo disse...

Gostei dessa do aeroporto, é uma ideia, mas na realidade o que conta é o local onde fica o clube, sempre foi assim apesar de eu não ver inconveniente nenhum em os Marienses irem para a zona centro, porque os grandes prejudicados, são sempre os clubes do continente, no aspecto das deslocações, pois os Marienses têm todo o direito a disputar a prova.

Anónimo disse...

Não tem nada sido por onde fica o clube. Tem sido mesmo pelo aeroporto. Senão, tanto marienses como marítimo ficariam na zona sul. Goste-se ou não, é um critério. Acho é que devia estar claro e regulamentado, eventualmente num comunicado, e não ser como tudo na fap: é assim porque sempre foi. Parece-me, de qualquer forma, que é razoável ter marienses no centro e benfica no sul.

Anónimo disse...

Enquanto se comenta isto, saíram as séries. Marienses no centro, Maritimo no norte, Benfica no sul. Está feito.

Anónimo disse...

O Carlos Cruz ainda manda na Federação

Anónimo disse...

O monte da murtosa tem um plantel bem melhor que muitas equipas da segunda mesmo com andebol das cabernas. Agora resta me dizer que o monte aonda agora subiu e ja esta a fazer estragos, ja se manifestou algum receio por parte do Sr anonimo!

Anónimo disse...

E agora o Boavista vai jogar na 2ª Divisão de Seniores Masculinos ou no Campeonato Nacional de Veteranos? Será que os jogos vão passar a ter duas partes de apenas 25 minutos?
E o Porto Masters vai continuar a existir ou desiste da competição nacional, passando apenas a participar por convite em provas europeias e internacionais?

Unknown disse...

Anónimo das 01:43 tem algum problema com o Boavista?

Se os atletas se disponibilizaram para jogar este campeonato, porque não aproveitar tanta qualidade?

Para os mais novos foi um prazer jogar com eles e até uma honra!

Boa sorte na 3a!