gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 30 de agosto de 2015

V Gala do Andebol - FAP - 2015

Realizou a Federação de Andebol de Portugal a sua V Gala da Modalidade, a organização de decorreu numa das Salas de Visitas da Cidade de Castelo Branco o Cine Teatro Avenida, integrada num conjunto de actividades que envolveram diversos agentes da modalidade.

Este ano, a principal animação esteve a cargo de diversas personalidades ligadas á cultura Albicastrense.

A Cerimónia da FAP, que teve na apresentação dois andebolistas a Filipa Fontes (Alavarium) e o Nuno Grilo (ABC).
No seu discurso de apresentação e Abertura o Presidente da FAP Dr. Ulisses Pereira usou palavras e expressões como “Quisemos, com esta escolha, sublinhar o compromisso da Federação com o desenvolvimento da modalidade nas zonas mais afastadas dos principais pólos de desenvolvimento do país. Temos a obrigação, todos, de lutar pela coesão territorial e o Andebol pretende ter um papel cada vez mais ativo nesse caminho”.

São palavras que entendemos, e até subscrevemos na totalidade, quando são totalmente cumpridas, pois usando palavras já por nós escritas ”… Enfim, é um momento singular, de especial “vibração”, que pode “veicular” percepções muito positivas sobre a nossa modalidade.

Dizer apenas palavras não basta, no nosso entendimento, o mais importante é a prática diária e constante.

Ficamos a saber que durante o dia e a coberto (na nossa opinião) da cobardia existiu uma intromissão informática no sitio da Federação e subscrevemos na totalidade as palavras proferidas pelo Presidente da Federação e que se encontram no próprio sitio da Federação Mesmo aqueles que durante o dia de hoje o invadiram, de forma abusiva e ilegal, para conhecerem o nome dos premiados, o que lamentamos ter sucedido e procuraremos evitar no futuro. É matéria que trataremos nos locais próprios, mas também é um sinal claro do interesse crescente que a Gala do Andebol desperta na opinião pública e isso deixa-nos naturalmente satisfeitos
Para além dos melhores, a Gala do Andebol é, ainda, o momento em que se reconhece e se presta homenagem a quem de alguma forma, têm ou teve um papel preponderante e de relevo na nossa modalidade. Florival Rosado, um dos mais antigos agentes da modalidade, com uma vida dedicada á modalidade e ao seu clube de sempre o Clube Oriental de Lisboa ao receber o chamado prémio Homenagem, viu finalmente reconhecido o seu trabalho na modalidade.
 
Foi para nós um dos ponto alto da Gala.


Os Premiados Foram
Atleta Revelação Masculino 2014/2015 – Miguel Martins, Que sucede a Pedro Sequeira
Atleta Revelação Feminino 2014/2015 – Daniela Mendes, Que sucede a Diana Oliveira
Melhor Jogador 2014/2015 – Gilberto Duarte, Que sucede a Pedro Portela
Melhor Jogadora 2014/2015 – Mariana Lopes, que repete a distinção.
Melhor Guarda Redes Masculino 2014/2015 – Alfredo Quintana, Que sucede a Ricardo andeias
Melhor Guarda Redes Feminina 2014/2015 – Isabel Góis, que repete a distinção.
Melhor Treinador provas nacionais femininas 2014/2015 – Carlos Neiva, Que sucede a Ulisses Pereira
Melhor Treinador provas nacionais masculinas 2014/2015 – Carlos Resende, Que sucede a Ljubomir Obradovic
Melhor dupla de árbitros 2014/2015 – Vânia Sá / Marta Sá, Que sucede a Eurico Nicolau / Ivan Caçador

Apenas fazemos um ligeiro comentário ao prémio sobre a melhor dupla pelo seu ineditismo, e por discordarmos frontalmente, pois estamos plenamente convencidos, que o mesmo só foi possível, devido ao sistema de votação.

Não gostaríamos de terminar, sem dizer que esta foi a V Gala da FAP, mas repetindo o que já várias vezes dissemos, existiram outras que ficam para memória futura, pois também fazem parte do legado histórico da modalidade.

O Historiador

20 comentários:

Anónimo disse...

Gala para recordar como tantas outras nesta e noutras direcções da FPA.
Mas atenção ao modo de votação?
Existem prémios para ambos os sexos e correctamente e no arbitragem porque interessa misturar e tornar a dar só um lista mista de candidatos ...(claro que é intencional por parte do CA)
Uma dupla feminina que há 1 ano não fazia parte dos quadros da arbitragem internacional e considerada a melhor? é preciso saber proteger as melhores duplas internacionais masculinos uma delas estará no Europeu da Polónia!
Sobre os treinadores a zona de Aveiro é um santuário de Treinadores no Andebol Feminino com ou sem sucesso(continuado) porque será!
Corrigir a formula mas deveria de haver um júri de figuras da modalidade para elegerem um numero restrito de candidatos e justificadamente eleger..
Bruno Paixão

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentário das 6:49 que subscrevo integralmente. Deixo aqui um apelo a quem de direito para que reveja o processo de eleição, pois este não é o mais justo. Possivelmente esta dupla é a melhor no feminino, mas na arbitragem está longe de o ser.
Sei que a FAP tem que vender o produto porque a vida não está fácil, mas colocar um jogo ao meio dia e outro às 15 horas, com um calor infernal, não foi lá grande ideia. Em Agosto, onde quer que seja este horário é improprio.
Também felicito a FAP pela Gala, que foi magnifica e no tempo certo. Participei em três e cada nova gala, é sempre melhor que a anterior. Também a quem de direito, que penso ser o mesmo que critiquei sobre os horários dos jogos, aqui deixo as minhas felicitações.

Anónimo disse...

Os responsáveis da FPA na Gala e na atribuição dos prémios ao melhor treinador Feminino tem sido muito gentis com os técnicos do Alavarium, assim:

2013-Ulisses Pereira
2014-Carlos Neiva
2015- Herlander Silva

Parece a catedral da Luz no futebol, que exagero....

Anónimo disse...

O sistema de votação para a melhor dupla foi o mesmo para as restantes categorias. Como tal, não tem qualquer cabimento a referência feita na crónica. Eram as regras estabelecidas, temos que respetitar.

Anónimo disse...

È triste, muito triste a maneira como as manas Sá cresceram tão vertiginosamente!
Que sujidade!
O golpe de eleição não havendo separação entre masculinos e femininas, é do mais baixo que já se viu!!!
Por acaso não me surpreende depois de ouvir e ver o que vi, numa fase final de formação em Espinho,aqui á uns anos!
Lá fora no masculino temos uma dupla que, é apreciada... e não é que, em Portugal tem sido feito tudo de sujo para os diminuir?!

Anónimo disse...

O QUÊ? AS SÁ MELHORES DE TODOS? HAHAHAHA! É DE RIR! MAS NÃO CHORAR POR MAIS!`È VERGONHOSO QUE QUEM NÃO SEJA SEQUER A MELHOR DUPLA NO FEMENINO SEJA ENDEUSADO DE MANEIRA TÃO GROSSEIRA! ISTO DÁ NAS VISTAS! POR EXEMOLO SE EU PERGUNTAR QUEM É O MELHOR JOGADOR DE PORTUGAL, ACHAM QUE MESMO OS QUE NÃO SÃO DO PORTO F C, DIZEM QUE NÃO CONCORDAM? RESPEITO! ALGO QUE ALGUÉM NO CA E FAP NÃO CONHECE!!!
TENHAM VERGONHA COM TANTO DESCARAMENTO! JÁ CHEIRA MAL!

Anónimo disse...

Tirem-me deste filme na questão da melhor dupla, pois as irmãs num pa´s civilizado até podiam discutir o titulo feminino, mesmo sabendo que quase certo não venciam.
Como é possivel colocar as máquinas a trabalhar e votar numa dupla "menor"?
A FAP com os problemas financeiros que tem podia impor o voto com valor acrescentado, pois assim só das SÃS tinha uma pipa de dinheiro, aliás dos "pategos" que andam ao cheiro das tintas cobravam o que lhe é devido em termos de gastos na formação delas, com as asneiras que já cometeram ao longo destes anos, com a desistencia momentânea de uma delas por imposição de um "moiçolo" que a andava a enganar.
Enfim, é tempo de rever esta votação dos arbitros, pois não se pode ignorar que os subitos do JOAO JARDIM até podem cometer alguns pecadilhos a nivel interno, no entanto, são de longe a melhor dupla nacioanl.
Tenho pena daqueles que não sendo internacionais, mas tem muita qualidade a arbitrar, refiro-me ao Mário e ao Ramiro, que talvez nesta Gala mereciam levar o prémio, tal a concorrencia, pois os leirienses já não são desta guerra, pelo menos desde que se puseram contra o CA da FAP e do seu Presidente Marreiros, assim como os da APAOMA, pois aquilo parece que azedou entre os "pares" que dominam a Direção daquela Associação de Classe!!!
Podia estar aqui a relatar o que julgo ter estado bem e mal na Gala, mas também posso dizer, que até no computo geral esteve bem organizada, com o tal senão do Prémio da Arbitragem, pois não querendo-me repetir, mas que aberração "elas" vencerem.

Um grande abraço para o MATA, como o obreiro principal desta GALA se ter realizado em Castelo Branco, sendo de notar a ausencia de muitos Diretores da FAP, o que pode ser o principio dos muitas " zangas e desacertos internos ".

Eu não sou anónimo, sou do Andebol, estive na Gala, só tenho pena de não ter assistido ao golpe de misiricordia que o amigo Resende deu no outro portista Ricardo Costa, mas isso falaremos mais à frente.

Anónimo disse...

O "CARTEL do Andebol" levou uma abanadela caiu mas não morreu!
Parabéns Pres.Ulisses Pereira em tentar resistir ao golpes ao longo da época renova a equipa e continua o seu trabalho meritório.

Anónimo disse...

Decididamente Ulisses Pereira não merece o abandono a que está votado por alguns seus colegas de direcção. São para ele os meus parabéns pela Gala.

As irmãs Sá não podem ser consideradas as melhores. É um erro crasso. Dir-se-á que o sistema de votação permite estas decisões. Ora se o sistema permite que uma dupla seja considerada a melhor quando na realidade estão muitos furos abaixo das melhores é porque alguma coisa está mal. E se está mal é bom que se rectifique.Isto é uma ofensa para as boas duplas que vamos tendo.

Parabéns ao Florival pela distinção. Merece-a. Andava esquecido mas felizmente alguém se lembrou de alguém que muito fez pela modalidade e pelo 'velho' Oriental em particular.

Se alguém entrou no site da FAP só pode ter sido alguém de dentro ou com informações vindas de lá. Não alinho em teorias de conspiração só porque sim.

O CA da FAP continua a definhar. Marreiros que tenha cuidado. Prevê-se curto o seu fim enquanto dono e senhor do órgão federativo que infelizmente dirige.
A APAOMA continua a fazer-se de morta e só acorda para fazer m****.
E é evidente que os favores pagam-se. Por vezes o custo é excessivamente elevado mas lá terá que ser.

Gala em Castelo Branco. Para além do mérito do Mata e da descentralização do mundo andebolístico, 'a festa foi boa pá'.


Anónimo disse...

curioso, um dos vices que mais gostam de malhar nos comentários, esteve presente, e onde param os outros.

Anónimo disse...

As manas Sá e outras coisinhas porcas são quem faz criar, um andebol de ambientes putrefactos! È triste e lamentável ver como elas não sendo sequer boas no apito, conseguem estar na ribalta! Enquanto houver "disto" assim como vergonhas que, se passaram no último campeonato, em que foi preciso chamar os dois "melhores da Madeira! um deles, afilhado do sr. Marreiros lutador de Sumo, para atribuírem o título á melhor e mais bem apetrechada equipa mas que, podia não ter vencido! Aqui o pior de tudo foi que, os jogos deram na Tv e assim, tudo fica esclarecido de como o campo foi inclinado, a favor de alguns! Outra coisa não seria de esperar! Nunca acreditei que, a equipa da casa no quinto jogo perdessse! Ora! Nisso nem um santo ou um burro acreditariam, não é?

Anónimo disse...

As galas não possuem democracia sustentada! Logo, são um arranjinho mesquinho e enganoso! modifiquem a maneira de votar! Sejam transparentes e reais!

Anónimo disse...

já agora peço ao anonimo das 14:42, que diga qual o sitema de votação que idealiza, havia muita gente que lhe agradecia.

Anónimo disse...

2 de setembro de 2015 às 15:01
Amigo fácil:
1-votam os treinadores do respectivo campeonatos sexo para eleger o treinador, jornalistas certificados na FPA e ATAP
2-para o melhor Atleta(a) votam somente os capitães das equipas integradas na competição respectiva e AJAP
3-Melhor dupla feminina e masculina treinadores dos respectivos campeonato e AJAP, ATAP e APAOMA
4-Revelação do ano masculina e feminina os Seleccionadores Nacionais e treinadores das Associações Regionais
5-Jornalista do ano e Canal TV pelos dirigentes federativos, ATAP, AJAP, APAOMA
Abraço

Anónimo disse...

TIVE A SENSAÇÃO QUE A VERGONHA PASSADA COM AS SÁ, SE CALHAR FOI PRA EVITAR QUE HOUVESSE MELHORES EM MASCULINOS E FEMENINOS... LÓGICO, NÃO É?
NOS FEMENINOS ELAS, AS SÁ NÃO FICARIAM NOS PIMEIROS CINCO! MISTÉRIOS... OU TALVEZ ATÉ NÃO!
NOS MASCULINOS SÓ PODERIA VENCER A "TAL" DUPLA DA MADEIRA, EM QUE UM DOS ARTISTAS É AFILHADO-MOR DO MAIS GORDO DO C.A. DA FAP. EU NÃO DISSE QUE, É O QUE TAMBÉM TEM MAIS PESO OU ISTO É MANDA MAIS!
DEPOIS DA GOLPADA QUE FIZERAM EM PERFEITO CONCLUIO COM O C.A DA FAP, NO FINAL DO PRETÉRITO CAMPEONATO, OS DOIS ARTISTAS ERAM CERTAMENTE OS PRIMEIRO CLASSIFICADOS!

Anónimo disse...

Pelo amor de deus deem um prémio ao Marreiros da arbitragem, como dirigente que mais engordou! Outro para o Trinca como dirigente fantasma da apaoma das peúgas. E já agora em vez duma medalha para o Magalhães um computador com o mesmo nome! Ele controla tudo! A verdade é a verdade! E dói que se farta.

Anónimo disse...

Quem foi o dirigente federativo que tentou piratear as nomeações antes da GALA para a vender ao Correio da Manhã?

Anónimo disse...

Chamar gala do andebol Português áquilo que, aconteceu naquele evento, tem que se lhe diga! MUDEM O SISTEMA DE VOTAÇÃO!!! Como qualquer maior de idade, com faculdades mentais normais pode votar... desde que possua CIPA, seja ele\ela treinador, jogador etc.. etc... pendo que, só médicos e fisios não devam votar. Se calhar, penso eu que era igualmente mais justo, puro e melhor cada um votar dentro do grupo praticante. Ex: jogadores votavam nos melhores, nas diferentes categorias. Dirigentes votavam para melhor dirigente. Como jogador dou a opinião. Já agora porque não mudar o nome do Blogue para Debate Andebol, Mão na bola, ou outro? Banhadas soa a engano.

Anónimo disse...

Não haverá nunca um sistema perfeito. Acham justo que um médico no banco ganhe uma medalha de campeão nacional? Ora! Ele não jogou! Logo poderá receber uma medalha de mérito mas, nunca de campeão. O problema mais enganoso nestas votações, já de si nada democráticas, é que há quem nem nunca seja nomeado! Se ás vezes um golo a menos pode fazer com que um jogador não seja o melhor marcador, então pensem!
Agora pensem nesta a seguir... o Rui Silva deve ser nomeado para promessa ou melhor jogador? ou melhor central? Pois...

Anónimo disse...

Os hackers que foram ver os resultados da votação faziam era um enorme favor à modalidade se fossem pesquisar quais os clubes que devem dinheiro à federação e enviassem os dados para o Banhadas para que fossem publicados.
De certeza que se veria quais os clubes que tinham as contas em dia e que merecem estar a competir. É que não é justo andarem clubes a pagar à FAP e terem os mesmos direitos que aqueles que devem dezenas de milhares de euros.