gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 21 de dezembro de 2014

Europeu 2014 – Seniores Femininos - XVIII

EURO 2014
NORUEGA – CAMPEÃ DA EUROPA 
Terminou o campeonato da Europa de 2014, com a vitória da equipa de Montenegro, tornando-se assim na 4.ª equipa a Vencer Campeonatos Europeus na vertente Feminina, vencendo na final a favorita Noruega, que desta regressou às vitórias depois de em 2012 ver interrompido o seu ciclo de vitórias seguidas (2004, 2006, 2008 e 2010).  
Depois umas 1/2 Finais onde imperou a qualidade do andebol praticado por todos os intervenientes, jogadas com garra empenho, e velocidade, inclusive com arbitragens de apreciável qualidade em todos os jogos, tanto no que opôs duas equipas do Norte da Europa (Noruega / Suécia), com a equipa da Noruega a demonstrar os motivos de ser a equipa que venceu vários Euros (2004, 2006, 2008 2 2010), acrescentado a razão por que é atual detentora do título Olímpico, e a efetuar uma prova quase imaculada, pois apenas foi surpreendida na última jornada da Ronda Principal pela Hungria, diga-se o que surpreendeu muita gente, mas a demonstrar o trabalho aprofundado dos seus responsáveis. Pelo seu lado a Suécia chega a esta 1/2 Final demonstrando igualmente a excelência do seu trabalho e a forte melhoria qualitativa verificada na sua equipa que no último Euro havia obtido somente o 8.º lugar. Como no jogo onde a Espanha ao vencer a outra 1/2 Final pela diferença mínima, num encontro de grande equilíbrio, e onde a sua guarda-redes Sílvia Navarro foi a grande figura do encontro, derrotando o Campeão Europeu em titulo Montenegro. 
 
No encontro que definia a medalha de Bronze venceu a Suécia, com todo o mérito, num encontro de grande equilíbrio, relegando o anterior Campeão Europeu, para fora das medalhas, num encontro em que ao intervalo até perdia por 12-11. Este encontro teve como Supervisor da EHF o português Rui Coelho. 
 
A final (Noruega / Espanha), colocou frente a frente duas das melhores equipas de Andebol Feminino da atualidade, e que repetiram a final de 2008 em Skopje (Macedónia), e que na altura terminou com a vitória da equipa nórdica por números esclarecedores (34-21), terminou mais uma vez com uma excelente vitória da equipa da Noruega, que efetuou um segundo período de jogo notável, face a uma Espanha, feita de garra e determinação, mas bem mais fraca na 1.ª linha. No entanto deve-se dizer que a Espanha chegou a ter uma vantagem de 5 golos (10-5) no primeiro tempo permitindo no entanto a recuperação das norueguesas que fora para o intervalo a perder por 12-10. Um segundo período menos conseguido, com a guarda redes da Noruega a fazer uma extraordinária exibição, e onde a Espanha, falha a execução de 4 livres de 7 metros, e da ponta esquerda não conseguiu obter nenhum golo, mesmo assim entrou nos dois minutos finais a perder apenas por 1 golo, e só precipitação do seu ataque e a guarda-redes norueguesa Sillje Solberg, impediram que o jogo tivesse prolongamento. Na equipa da Noruega, salientamos também, Nora Mork (7 golos) e Kristin Riegelhuth (10 golos), na equipa de Espanha, uma palavra mais uma vez para a sua guarda-redes Silvia Navarro, e para Nerea Abaurrea (10 golos). O encontro foi dirigido pela dupla de França, constituída por Charlotte Bonaventura e Julie Bonaventura, cuja actuação deixou muito a desejar, para não nos alongarmos muito apenas diremos que o seu (não) critério disciplinar prejudicou nitidamente uma das equipas
 
Resultados Finais

5 / 6 Lugar
Hungria 25 – 26 França
1/2 Final
Noruega 29 – 25 Suécia
Montenegro 18 – 19 Espanha
3 / 4 Lugar
Suécia 25 – 23 Montenegro
Final
Noruega 28 – 25 Espanha
 
Classificação Final - 1.º Noruega, 2.º Espanha, 3.º Suécia, 4.º Montenegro, 5.º França, 6.º Hungria, 7.º Holanda, 8.º Dinamarca, 9.º Roménia, 10.º Alemanha,11.º Polónia, 12.º Eslováquia, 13.º Croácia, 14.º Rússia, 15.º Sérvia, e 16.º Ucrânia .
 
Diretamente apuradas para a Fase Final do Mundial de 2015 a disputar na Dinamarca além da Campeã Europeia a Noruega e a Dinamarca como País organizador.
 
Equipa “All Star” 
Melhor Guarda Redes – Sillje Solberg (Noruega)
Melhor Ponta Esquerda – Maria Fisker (Dinamarca)
Melhor Lateral Esquerda – Cristina Neagu (Roménia)
Melhor Central – Kristina Kristiansem (Dinamarca)
Melhor Pivot – Heidi Loke (Noruega)
Melhor Lateral Direita – Nora Mörk (Noruega)
Melhor Ponta Direita – Carmen Martin (Espanha)
 
Melhor MarcadoraIsabelle Gulldén (Suécia) 58 golos
 
Melhor Jogadora Defensiva – Sabina Jacobsen (Suécia)
 
Jogadora Mais Valiosa (MVP) do Euro 2014 – Isabelle Gulldén (Suécia)
 
O Noticias

2 comentários:

Anónimo disse...

Portugal longe destas competições e festas do Andebol, com insucessos sucessivos. Diz-se que trabalha-se muito, somos iguais aos outros, lutamos como valentia, heróis do mar e outros, mas o azar, grande problema.....os verdadeiros problemas têm décadas.

Jorge Almeida disse...

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstos entre 22 e 28 Dezembro 2014:

http://andeboltv.blogspot.pt/2014/12/lista-de-transmissoes-entre-22-e-28.html

Nota:

A Hungria, adversária de Portugal no apuramento para o próximo Europeu Sénior Masculino, vai jogar um Torneio na Polónia contra os anfitriões, República Checa e Eslováquia. Os jogos são entre 28 e 30 de Dezembro.

Os jogos estão previstos dar em direto na TV Polaca "PolSat Sport", emissora conhecida nos habituais sítios da net em que algumas alminhas costumam se lembrar dos menos afortunados e deixar uns links.

Nesta semana, os Húngaros defrontam os Checos no próximo Domingo, 28 de Dezembro, com o jogo a começar às 16:30 de Portugal Continental e Madeira.

Aproveito para desejar Bom Natal a todos.