gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 21 de setembro de 2014

Crónica de Fim-de-semana – 02 – 2014 / 2015 - II

Continuamos com as nossas habituais crónicas, dedicadas á PO02.
 
PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.
 
2.ª Jornada – Resultados

Zona Norte
FC Porto "B" 34 - 22 Fermentões
Arsenal Devesa 40 - 35 FC Gaia
Boavista FC 31 - 25 SP Oleiros
São Bernardo 27 - 26 Avanca
AC Fafe 31 - 20 Santana
São Mamede 26 - 23 AD Sanjoanense
Dia 05-10-14
Académico FC - Marítimo (21H00)

Jornada que começa tal como na época passada com jogos adiados, da equipa insular, que provavelmente na data da sua realização fará jornada “dupla”, entende-se este tipo de adiamentos por motivos económicos, mas são difíceis de entender em termos desportivos, pois podem vir a ter influência desportiva no andamento da prova. Foi uma jornada pelo menos nos jogos que se disputaram caracterizada, pela vitória de todas as equipas que jogaram na condição de visitados, onde o principal jogo da jornada, foi disputado em São Bernardo com a equipa local a vencer pela diferença mínima, uma das favoritas da zona a AA Avanca, num jogo de grande equilíbrio, conforme se constata até pelo resultado ao intervalo (uma igualdade a 13 golos), de registar a boa assistência de público presente neste encontro. Tal como na 1.ª Jornada, a experiencia por vezes faz a diferença e assim foi em Fafe onde os locais defrontaram e venceram uma das equipas que se nos apresenta, talvez como uma das mais fracas da zona o Santana, por um resultado que não deixa dúvidas a ninguém.  Outro dos destaques da jornada (na nossa opinião), vai para a vitória dos neo divisionários o Arsenal Devesa sobre o FC Gaia, num jogo, em que o resultado nos permite dizer que as duas equipas fizeram um jogo sem preocupações defensivas, tal o volume total de golos verificado no encontro (75). O FC Porto “B” redimiu-se da derrota sofrida na jornada anterior e venceu sem grandes dificuldades o Fermentões que assim soma a sua segunda derrota consecutiva, mas já defrontou duas das principais equipas da zona. Outro neo divisionário o Boavista FC, recebeu e venceu o SP Oleiros, duas equipas que se apresentam com novas estruturas técnicas e novas ambições, com este resultado, a equipa do Bessa, conquistou a sua primeira vitória. Por fim a São Mamede que nos parece mais “frágil” do que em épocas anteriores, venceu com bastante dificuldade uma AD Sanjoanense, no único jogo onde se registaram ocorrências disciplinares. Após os jogos disputados até ao momento a classificação é a seguinte – 1.º AC Fafe, São Bernardo e Arsenal Devesa (6 pontos), 4.º Boavista FC, SP Oleiros, AA Avanca, São Mamede, FC Gaia e FC Porto “B” (4 Pontos), 10.º Marítimo (3 pontos – 1 jogo), 11.º AD Sanjoanense, Fermentões e Santana (2 pontos), 14.º Académico FC (1 ponto -1 jogo).  
 
Zona Sul
Benfica "B" 30 - 18 Alto Moinho
Vitória FC 27 - 29 CD Marienses
ADC Benavente 28 - 28 Almada AC
GS Loures 23 - 15 Samora Correia
Boa Hora 26 - 20 Sismaria
Ílhavo 27 - 20 Vela Tavira
CDE Camões 26 - 21 IFC Torrense
 
Finalmente uma jornada sem adiamentos, e registe-se com agrado foi igualmente uma jornada sem registos disciplinares, que é uma situação sempre de realçar pelo seu positivismo, e cujos resultados, tal como na zona norte, revelaram uma forte tendência para a vitória das equipas que jogavam como visitadas, com uma exceção que funcionou quase como surpresa, que foi a vitória da equipa insular do CD Marienses em Setúbal diante a equipa do Vitória FC, num jogo de grande equilíbrio. Uma excelente igualdade foi o neo divisionário alcançar a Benavente diante os locais o ADC Benavente, que esta época perdeu uma das suas referências (Ricardo Barrão), com a curiosidade de estar a vencer ao intervalo (14-11), num jogo com 3 desqualificações diretas e 1 por acumulação de cartões, não existe relatório disciplinar o que no apraz num jogo bastante disputado, o público presente apesar de em número razoável, não é o número a que nos habitou neste pavilhão. Grande surpresa pelo menos para quem escreve estas linhas, pelo diferencial registado foi a vitória do GS Loures sobre o Samora Correia, após a derrota sofrida na jornada anterior. No Pavilhão Fernando Tavares o Boa Hora vence a equipa do Sismaria sem grande dificuldade, registando a sua segunda vitória na prova, tal como o obteve o CDE Camões ao vencer a equipa da Torre Da Marinha o IFC Torrense, com um resultado que “espelha” as dificuldades sentidas pelos liceais, segunda vitória também a conseguida pelo Benfica “B” diante o Alto Moinho, com grande facilidade, depois de esta equipa ter feito como se costuma dizer a “vida negra” aos liceais do Camões na jornada anterior. Por tivemos a vitória da equipa do Ílhavo no seu primeiro jogo, ao vencer como visitado o Vela Tavira, aparentemente a equipa mais “fraca” da zona, pois não nos podemos esquecer que foi uma equipa repescada, conforme já tínhamos informado. Contínua em atraso o jogo da 1.ª jornada CD Marienses / Ílhavo. Após os jogos disputados até ao momento a classificação é a seguinte – 1.º Boa Hora, Benfica “B” e CDE Camões (6 pontos), 4.º Almada AC e ADC Benavente (5 pontos), 6.º IFC Torrense e GS Loures (4 pontos), 8.º Ílhavo (-1 jogo) e CD Marienses (3 pontos – 1 Jogo), 10.º Vitória FC, Samora Correia, Sismaria, Alto Moinho e Vela Tavira (2 pontos).
 
O Banhadas Andebol

45 comentários:

Anónimo disse...

Foi bom ver em São Bernardo um público entusiasta e a mística a voltar ao pavilhão. Parabéns aos nossos atletas e ao Ulisses que está a provar porque foi bicampeão. Com um treinador deste nível o nosso São Bernardo finalmente começa a acordar!!!

Anónimo disse...

vou gravar isto nas minha memória o dia de hoje, pois pelo conhecimento que tenho dos planteis e pelos resultados obtidos em duas jornadas, prevejo uma classificação muito semelhante a esta:
1ª Camões
2ª Boa Hora
3ª SL Benfica
4ª Benavente
5ª Torrense
6ª Marienses
7ª Loures
8ª Ilhavo
9ª Sismaria
10ªAlto Moinho
11ªAlmada
12ªSetubal
13ª Samora Correia
14ª Vela de Tavira

Anónimo disse...

Triste o treinador do São Bernardo vir defender homem a homem. Estraga o espetáculo! Ele que volte para o feminino para se entreter com essas invenções que só estragam o espetáculo. Tem algum jeito defender assim?

Ganharam com muita sorte.

Anónimo disse...

Mas qual é o problema do São Bernardo começar um jogo a defender homem a homem?

Anónimo disse...

Deves perceber de andebol como eu percebo de pesca ao tares a dizer que prevês uma classificação semelhante a essa.

Anónimo disse...

És um boneco

Anónimo disse...

O treinador do Avanca é que é bom! Não se ponham a pau não...

Anónimo disse...

É evidente que o plantel do Avanca é melhor do que o do São Bernardo mas nem sempre os melhores jogadores ganham.

Já agora, apesar de admirar o trablho que o Ulisses Pereira tem feito nos últimos anos no andebol feminino, também não gosto que ele coloque esta defesa individual. Acho que mata o espetáculo.

Anónimo disse...

Meus amigos andebolistas, pode-se não gostar do sistema que o treinador do são bernardo utilizou, mas não se esqueçam que numa prova deste tipo o que conta são os 3 pontinhos, e se esta era a forma de os conseguir porque não. Agora que prejudica o estetaculo prejudica, mas vão perguntar isso aos adeptos da equipa que venceu e logo verão a resposta, meus caros, atirar bolas a 15 segundos do fim do jogo para dentro de campo e cortar um contra ataque isso é que é antidesportivo, e eu já vi fazer isso.

Viva o Andebol

Anónimo disse...

O BENAVENTE PERDEU O RICARDO BARRÃO, MAS FOI BUSCAR O GONÇALO MARTINS!

Álvaro de Campos disse...

Boa tarde!
Não sou advogado do treinador do S. Bernardo.
Mas a mim parece-me que, mas posso estar equivocado, o que estraga o espectáculo é não saber atacar uma defesa daquele género.
No meu ponto de vista, que mais uma vez digo pode estar errado, defender individual favorece que sabe atacar, e passo a explicar:
Os espaços entre os defesas aumentam, as possibilidades de ajudas diminuem e a possibilidade de jogar nas costas da defesa aumentam significativamente.
Perante este cenário só posso concluir que o treinador do S. Bernardo entendeu que ia defrontar uma equipa que não sabe resolver os problemas básicos do jogo e por isso optou estrategicamente por este sistema defensivo.

Se este sistema tivesse muita eficácia todas as equipas optavam por jogar assim... ou será que não o fazem para "não estragar o espectáculo"?!?

Já vai sendo hora de aprender a jogar contra uma defesa H:H, não?!?!

Um abraço

AdC

Anónimo disse...

Só pode estar tudo louco! Qual é o mal de uma equipa defender homem a homem? Qualquer dia só vale defender 6x0?

Interrogações disse...

Não qual a minha surpresa quando vejo um observador de Nível 2 (OBS Nível 2) do CA da FAP (Segundo a Circular Nº. 007...) Sentado no banco de suplentes da equipa do ACS e inscrito como Técnico de Grau 3...

Devem mesmo de existir coisas MUITO estranhas...

O CA de volta ao seu Melhor... De 15 de Setembro de 2014 a dia 20 de Setembro... Muitas coisas mudam mas o actual e recorrente estado do CA...? Este mantêm-se...

Será que ainda teremos mais inconsistências?! Já aprenderam a ler o que escreveram mas a darem tiros nos pés parece que gostam...
A Culpa é de poucos e de muitos... Mas acabamos por constatar que a dura realidade mantêm-se... Um CA sem rumo ou Norte.

Anónimo disse...

E sempre a mês coisa no São Bernardo aliás esses o Oleiros e o Gaia são o oposto do fair play e só confusão atras de confusão ,está semana fui ver o Gaia a Braga e ou eu me engano muito ou os gaienses vão ter muita dificuldade para se manterem na 2 divisão ,a equipa parece mais fraca mais desorganizada além de que lhe falta o miúdo que era pivot (não sei o nome )e que fazia a diferença a atacar,quanto ao Arsenal gostei do que vi e penso que e um candidato aos primeiros lugares para minha surpresa,a arbitragem foi insípida igual ao que já nos habituou.







Anónimo disse...

O Avança e top ! Se não subir é incompetência e falta de profissionalismo.

Anónimo disse...

e so choroes em avanca pensavam que iam andar a passear por term jogadores do porto e cubanos mas isto e andebol e a raça e querer do sao bernardo venceu...se o avanca vem com jogadores altos o homem a homem e vao para uma equipa ganhar vantagem trabalhem mais ou peçam ao magalhaes mais ajuda seus choroes ....

Anónimo disse...

Está-se a falar de muita coisa em relação ao São Bernardo vs Avanca, menos do essencial. Foi um jogo com cerca de 300 espectadores, e com emoção até ao apito final. O campeonato ainda está a começar e já está a ferver. Promete este campeonato da 2ª Divisão.

Anónimo disse...

Falam...falam...
Então já vale um observador/delegado ser técnico num jogo da PO2 sismarias ?????(post de 22 de Setembro de 2014 às 18:00)
Então já vale ter um técnico de grau III no comando de uma equipa da PO9 -Alavarium ?????
sr.Presidente realmente as regras sõ uma treta e só para alguns cumprirem, um dia acabará esta promiscuidade.

Anónimo disse...

De facto o jogo em S. Bernardo trás aqui bastantes comentários e como tal tive vontade de deixar também o meu.

Sou sócio, ex-jogador e amante de andebol e da AAAvanca há muitos anos.

Vi um bom jogo de andebol, no mínimo entusiasmante e emocionante que também ajuda ao espectáculo, portanto julgo que foi um Derby que só pode orgulhar o nosso distrito.

Li aí atrás comentários em relação ao Ulisses e ao sistema defensivo que utilizou no início. Quem o conhece não estranha que tentasse surpreender e criar dificuldades ao adversário que é para isso que os treinadores lá estão.

Estou de acordo com o que foi dito em relação ao 3+3 ou o homem a homem beneficiar quem sabe jogar andebol e no jogo 1 para 1, e assim aconteceu, porque pelo que li parece que o sistema usado dificultou a AAA e para os mais distraídos, não foi assim, foi quando o Avanca esteve na frente. Quem se estava a dar mal era o S. Bernardo e o Ulisses analisou e bem que não seria por aí e recuou para 6-0. E só o fez porque não estava a resultar como esperaria certamente e não porque era feio...
Seria bom fazê-lo até ao fim do jogo, não duvido que a vitória sorrisse para o Avanca e por alguns, esse sistema deixava o pivot Victor (o cubano) só com um homem a defendê-lo e aí meus caros, ninguém o segura :).

Parabéns ao S. Bernardo pelo esforço e empenho que os levou à vitória, e também pelos seus 40 anos de existência.
Para a semana há mais e no próximo derby cá vos esperamos em Avanca para anular essas aéreas..! ;)

Anónimo disse...

O Arsenal tem urgentemente que contratar um G.R e um lateral direito... o que é feito do G.R da epoca passada e do L.D alias ambos eram titulares este ano visto serem muito bons?? Estão Lesionados? abandonaram??

Abraço
RCG

Anónimo disse...

O Andebol no seu melhor:
Vejamos nos anos 70/80 a corrente do ALPA(Passos Manuwel) obrigava todo o mundo a iniciar o andebol com defesa individual, os resultados foram péssimos,nenhum clube ganhou qualquer prova com esse sistema!, os jovens atletas não gostavam de defender e muito menos se adaptavam a jogar a essencia do jogo, Ataque contra Defesa ou seja Ataque/Defesa!
O sistema Base em todo o mundo do andebol é o 6x0 dizem os que sabem e entendem a lógica do jogo!
Agora surgiu uma novidade o HXH numa equipa senior atletas amadores mal treinados e cumprindo ordens refiro-me ao S. Bernardo, o novo treinador Ulisses que ja aplicava esse defesa individual(HXH) no Andebol feminino do Alavarium, portanto o sistema é este, seja nos femininos, seja nos masculinos!
Vamos ver os resultados ou se vai mudar a curto prazo porque os adversarios estudaram a solução!
Valha-me S. Bernardo...

Anónimo disse...

falta de fair play, é ridiculo, as regras existem e desde que sejam cumpridas, tudo é possivel.

ulisses pereira é um treinador com uma visão e inteligencia muito superiores aos colegas de profissão, e como não está a jogar o torneio de veteranos, quer ganhar e joga com os seus trunfos.

certamente que agora as equipas vão treinar um pouco para defrontarem este estilo de jogo.


Anónimo disse...

Nao consigo perceber qual e o problema do tipo de defesa do Sao Bernardo claro esta que os outros tem de adaptar se ,e a partir de agora se calhar o efeito surpresa já se foi .
Os resultados foram normais existem 3 ou 4 equipas que vao ter dificuldades para se manterem na Segunda Divisao casos do Fermentoes Santana Oleiros Sanjoanense mas depois qualquer uma das outras pode ter aspiraçoes acredito que vai ser um Campeonato disputadissimo.
E ja agora uma informaçao a um colega do blog o miudo que era pivot do Gaia chama se Manuel Lima e foi para o Sporting Clube de Portugal

Anónimo disse...

O anónimo do Avanca fez uma análise muito correta. O São Bernardo fez um sistema defensivo homem a homem mas rapidamente o seu treinador o abandonou porque não estava a ser eficaz.

Penso que o São Bernardo ganhou porque teve um guarda-redes melhor que a Artística, porque o seu treinador foi gerindo melhor a equipa e porque o factor casa também pesa nestas coisas.

Em termos de individualidades, não há dúvida que a Artística tem melhor mas depois há que dar continuidade a isso.

É bom ver de novo entusiasmo em São Bernardo. E se o Ulisses Pereira tiver que defender sempre homem a home para voltar a trazer entusiasmo àquele pavilhão, por mim tudo bem.

Anónimo disse...

atletas amadores e mal treinados? Se assim ganharam a uma das melhores equipas da 2ª Divisão olhem se fossem bons e bem treinados :)

Anónimo disse...

ANDEBOL
SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVOS
WILKIPÉDIA
No andebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.
Sistema defensivo 6x0
O Sistema Defensivo 6x0 Este sistema de defesa é a base de todos os demais. Os seis jogadores são distribuídos em torno da linha dos seis metros, sendo que cada defensor é responsável por uma determinada área na zona de defesa.
Sistema defensivo 5x1
O sistema de defesa por zona 5 X 1 é uma variação do 6 X 0. Cinco jogadores ocupam a zona dos seis metros e um é destacado para colocar-se na linha dos nove, para cumprir ações especificas inerentes ao sistema.
Sistema defensivo 4x2
Esse sistema é utilizado contra equipes com dois especialistas de arremessos de meia-distância, cujo jogadores de seis metros são de pouca técnica. Quatro jogadores (defensores laterais e centrais) ocupam a zona dos seis metros e dois jogadores (defesas avançadas) colocam-se na zona dos nove metros.
Sistema defensivo 3x2x1
Para diferenciar dos outros sistemas defensivos por zona, esta defesa tem três linhas defensivas. O defensor lateral direito, esquerdo e central formam a primeira linha defensiva junto à área dos seis metros. O defensor lateral direito e esquerdo formam a segunda linha de defesa, que se situa a cerca de dois passos à frente da linha de seis metros. O defensor avançado forma a terceira linha defensiva, na linha dos nove metros.
Sistema defensivo 5x1
São cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcação individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversário.
Sistema defensivo 4x2
São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual.

A maneira mais comum de se ver uma equipe jogar é representada no esquema acima. O sistema defensivo mais utilizado pelas equipas adversárias é o 6x0. Neste tipo de esquema o melhor posicionamento para o ataque é o representado na figura acima, onde 5 jogadores formam uma linha de passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola de um lado para o outro enquanto o pivô (4) tenta abrir um espaço (com muito cuidado para não cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro. O pivô deve manter também um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar. Neste sistema deve-se também haver um grande entrosamento entre o ponta (1) e o armador (2), pois as melhores oportunidades de gols podem surgir de jogadas realizadas pelos dois atletas, tendo que se preocupar com os dois a defesa fica mais vulnerável no meio. O sistema 6x0 dificulta a penetração na defesa por isso arremessos de fora (sem penetrar na defesa) são comuns nesse tipo de jogada, aconselha-se então armadores altos com o arremesso fortes. O central deve ser um jogador habilidoso e criativo.

Anónimo disse...

sistemas de jogo
continuação..
Marcação Individual
Em situações extremas do jogo, como por exemplo nos minutos finais quando se está perdendo com pequena diferença de gols, é comum que a equipe parta para uma marcação onde cada jogador fica responsável por marca um adversário, tentando tomar a bola o mais rápido possível. Este procedimento defensivo é dificultado pelas dimensões da quadra e na maioiria das vezes pelo cansaço decorrente do tempo de jogo, mas não deixa de ser útil.
Atacando com 2 pivôs
Atacar com dois pivôs é arriscado, por isso recomendamos essa tática apenas para equipas um bom nível de conhecimento no andebol e esses esquemas devem ser utilizados apenas em ocasiões especiais, geralmente contra equipas inexperientes. As possibilidades de se criar jogadas na linha de passe tornam-se mais difíceis mas a defesa adversária fica mais presa. Um dos recursos utilizados para atrapalhar esse esquema é sistema defensivo 5x1, mas, isso deixa a defesa mais vulnerável, porém as possibilidades de intervir na linha de passe e surgir um contra ataque fatal são muito grandes. O segundo pivô também limita a atuação do jogador adiantado, podendo ser uma boa opção de passe, desta maneira o esquema "pode" também quebrar defesas 5x1 (também se deve ser realizado por equipas experientes). No sistema defensivo 6x0 podem utilizar dois pivôs, apenas quando as jogadas não estão surgindo na linha de passe e quando exista uma certa dificuldade na penetração, por isso a defesa deve se manter de 4 na quadra. Como se pode ver, o ataque com 2 pivôs é muito complexo por isso não é muito recomendável, principalmente para equipas inexperientes. Exige-se muito treino, atenção e habilidade dos jogadores, mas é uma boa opção em situações em que a equipa não possua um bom desempenho com apenas 1 pivô ou com dificuldades de arremessos de fora (jogadas de suspensão ou por cima das da defesa) são interceptadas pela defesa adversária.

Anónimo disse...

Bom jogo no fontes pereira de melo , boavista voltando pouco a pouco !
jogadores interessantes na parte do plantel do boavista .

Anónimo disse...

Ulisses nunca defendeu homem a homem nos femeninos.
Quem diz isso está a faltar à verdade.
;-)

Anónimo disse...

Sou simpatizante do Gaia e acredito muito no valore desta equipa everdade que o Manel lima faz falta e que era muito bom senão não ia para o Sporting agora penso que está equipa e muito trabalhadora e reforçou se muito bem pois os jogadores que vieram são bons e o treinador também e bom ,agora quero e ver quem ganha no nosso pavilhao porque aqui quem mandamos somos nos o Gaia e ninguém se ademire que estejamos nos primeiros lugares daqui a umas jornadas SOMOS GAIA

Anónimo disse...

Eu ademirava-me era se não fosses do Gaia ...

Anónimo disse...



anónimo
23 de Setembro de 2014 às 18:51
esclarecer:
Eu vi como outros viram e nem é proibido! várias vezes e em jogos o sistema preferido do Ulisses HXH em jogos importantes e no inicio do jogo.. no Andebol Feminino,deves estar a fazer figura de ignorante e pacóvio!

Anónimo disse...

sistemas de jogo
continuação..
Marcação Individual
Em situações extremas do jogo, como por exemplo nos minutos finais quando se está perdendo com pequena diferença de gols, é comum que a equipe parta para uma marcação onde cada jogador fica responsável por marca um adversário, tentando tomar a bola o mais rápido possível. Este procedimento defensivo é dificultado pelas dimensões da quadra e na maioiria das vezes pelo cansaço decorrente do tempo de jogo, mas não deixa de ser útil.
OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO:

Depois de ler esta informação sobre sistemas de jogo, concluimos que o HXH não é um sistema de jogo mas uma estrategia do Treinador face a um conjunto de dactos momentabneos do jogo.
Quando assim é aplicada devemos aplaudir a audácia e liderança do treinador ao lidar em todos os momentos e circunstancias do jogo.
ADC

Anónimo disse...

Sou boavisteiro e no ano passado acompanhei alguns jogos do Boavista nomeadamente os ultimos que deram a sibida a 2ª Divisão Nacional. Confesso que no inicio desta epoca e quando me informaram que (algém que me corrija se estiver errado), + 70% dos atletas do ano passado tinham sido dispensados fiquei algo admirado, para além disso e segundo a mesma informação tinhamos um traeinador "novo", assim:
Foi com muito interesse que este sábado fui assistir ao jogo Boavista / Oleiros em primeiro lugar excelente jogo e grande vitória do nosso Boavista.
Em segundo lugar e não entendendo ainda muito tenho de confessar que esta nossa equipa não é comparavel aquela que no ano passado tive oportunidade de acompanhar, estamos perante outros jogadores, com mais "sabedoria" andebolistica e com excelentes joagadores a níel individual.
Sei que temos de estar "gratos" aos jogadores do ano passado mas também sei que se queremos ir mais longe e eventualmente chegar a patamares desportivos superiores este é o caminho normal, por último e não sabendo muito bem quem são os que ficaram, também para esses é bom pois somente podem ficar memlhores treinando e jogando com outros ainda melhores.
1 último reparo (direto para a bancada), pf. independentemente quem está neste momento a jogar mais ou a jogar menos ou quem foi dispensado esta neste momento é a nossa equipa e é a esta que deveremos apoiar, confesso não ter gostado de alguns (poucos) mas alguns comentários que ouvi, pelo que incondicionalmente seja o jogador "A" ou o jogador"B" só assim é que cada vez seremos maiores.
Pela minha parte lá estarei... Vamos Boavista todos juntos somos MAIS!!!!

Álvaro de Campos disse...

Caro ADC

Depois de ler a sua longa exposição, sobre os sistemas de jogo e mais do que isso, depois de ler a sua brilhante conclusão, e passo a citar ipsis verbis, "Depois de ler esta informação sobre sistemas de jogo, concluimos que o HXH não é um sistema de jogo mas uma estrategia do Treinador face a um conjunto de dactos momentabneos do jogo." veio-me à cabeça uma questão:

Quando um treinador opta por jogar 6:0 ou 5:1 ou 4:2 ou ainda 5+1 ou 4+1 não é igualmente uma opção estratégica? Parece-me que sim, logo segundo o seu raciocínio tudo o que até agora conhecíamos como sistemas defensivos... afinal já não são!!!

Cuidado professor, um homem com as suas responsabilidades na modalidade não pode divulgar estes pensamentos!!

O H:H, tal como o 6:0, 5:1 ou 3:2:1 ou todas as outras formas de arrumar estrategicamente os jogadores são sistemas defensivos. Depois a dinâmicas com que cada um os desenvolve podem ser diferentes e as opções que se tomam na sua utilização podem ser de carácter estratégico ou táctico.

Bom, fico-me por aqui, sem contudo deixar bem claro que o H:H é um sistema defensivo.

AdC

Anónimo disse...

Finalmente discute-se andebol, já não era sem tempo agora são os sistemas defensivos, e quando falam dos sistemas atacantes, ou das formas de atacar esses sistemas defensivos, eu sóu dos que gostam de aprender, seja quem for que escreva.

Anónimo disse...

Bom, fico-me por aqui, sem contudo deixar bem claro que o H:H é um sistema defensivo.

AdC

25 de Setembro de 2014 às 10:22

caro amigo copiar o bom que está na net so faz bem copy da wilkipedia.. e nem leu o que vem lá a falar sobre sistemas e la mesmo diz que o HXH não é um sistema de jogo, mas um estrategia do treinadro em moemntso especiais do jogo!!!!!
não tenha pressa....
mas enfim, mas os seus conheciemntos são basicos e confunde sistemas de jogo estruturado e treinadas. Sabe as suas origens?
Tem ideia quem foram ou são so autroes do sistema 6X0 o udo 5X1 ou do 3X2X1 se calhar pensa que foi algum treinador ou pensador português!
Quanto áestrageia ai as confusões são ainda maiores mas compreende-se tal a limitação do seu grau de reflexão e pensamento sobre a Lógica do Jogo, Ser jogador e Ser Ganhador...
TEm variso livres para poder consultar ou treinadores seus amigos para aprender um pouco..
Se viver em Aveiro, tem RC, se viver em FAFE tem o JA, Se viver no Porto, OBRA, se viver em lisboa JG, se viver no Algarve MM, se viver em Coimbra HP, se viver em Braga o CR, mas eu sei onde vive e a que se dedica! portanto é melhro ficar por Aveiro a tomar um cafe como RC..Se quiser ficar baralhado consulta o PS,LE e BC, não é do futebol rs

Abraço
ADC
nota:Marcação Individual
Em situações extremas do jogo, como por exemplo nos minutos finais quando se está perdendo com pequena diferença de gols, é comum que a equipe parta para uma marcação onde cada jogador fica responsável por marca um adversário, tentando tomar a bola o mais rápido possível. Este procedimento defensivo é dificultado pelas dimensões da quadra e na maioiria das vezes pelo cansaço decorrente do tempo de jogo, mas não deixa de ser útil.
LEIA COM ATENÇÃO!

Anónimo disse...

Só gostava de saber Professor C. porque e que com tamanha sapiência não treina nenhuma equipa

Álvaro de Campos disse...

Meu caro ADC

Venho informá-lo que conheço a origem do 6:0, e do 5:1 e do 3:2:1 e de outros sistemas defensivos e também conheço a origem dos sistemas ofensivos e mais, conheço muito bem a Lógica Interna do jogo e os princípios gerais do jogo, bem como os específicos de fase do mesmo.
As fontes que utilizo tem um pouco mais de rigor do que a Wikipédia, onde por certo sabe, qualquer um pode escrever.
Mais informo que os meus conhecimentos não são básicos, são avançados e tem uma vantagem em relação aos seus, são actualizados! Eu não sou do tempo de apagar a luz para ganhar. Os desse tempo, foram descobertos e estão longe do banco agora.

Leia livros actuais, informe-se quais as diferenças entre estratégia e táctica, o que são acções colectivas organizadas e quais as suas características e depois consulte um dicionário para melhoras as suas mensagens, levo muito tempo a ler pois tenho que procurar entender o português que escreve.
Deixo um exemplo do seu comentário:
"TEm variso livres para poder consultar ou treinadores seus amigos para aprender um pouco"
penso que o pretendia dizer é que tenho vários livros para consultar ou treinadores meus amigos para aprender. Faço isso com regularidade e gosto de aprender sempre, pois não sei tudo... ao contrário de outros que andam por aí!
Ah, só mais uma coisa!
Não sabe onde vivo e muito menos ao que me dedico, pois se soubesse não varias este tipo de comentário.
Um abraço sr. ADC

Cumprimentos aos restantes leitores.
AdC

P.S.
Esta é a minha última resposta sobre este assunto, outros virão!

Anónimo disse...

Alvaro Campo ou AdC

Peguei bem na questão e ficaram nervosos com dizer e afirmar que o HXH NAO É UM SISTEMA DE JOGO DIZEM OS LIVROS E DOCUMENTAÇÃO DA IHF E EHF DEPARTAMENTOS TECNICOS" e a falta de melhor vai o insulto politico que esta na moda e a picardia de quem sabe pouco não passa das divisões secundárias!

Sobre onde anda, por onde anda e porque escreve senao sabe o suficente para falar claro e tecnicamente evoluido, mas enfim é a vida dos recadeiros ou picaretas falantes do nosso andebol.

Quanto a saber ou estar actualizado como adepto só lhe digo, esta epoca assiti a 2 torneios internacionais(bRASIL ANDEBOL DE PRAIA e Espanha) fora de Portugal 3 jogos na vizinha Espanha(2-ASOBAL e SUPER COPA) o ultimo foi o Cangas-Barcelona OS SITEMAS APLICADOS POR AMBAS AS EQUIPAS 6x0 E EM SUPERIORIDADE NUMERICA 5x1, FALTOU O HXH!!!!!
Como vê nao falta locais de reflexão e aprendizagem.queira o meu amigo aprender e deixar de falar barato... já agora um desafio.. comente o que sabe sobre o seguinte tema: A LÓGICA DO JOGO!
ADC
nota: deve estar a confundir com o Senhor do Andebol Português, não sou esse mesmo!
SOU SIMPLES, PROXIMO DOS AMIGOS DO ANDEBOL, O QUE SEI PASSO AOS MEUS SEMELHANTES...
Tem bom jogos para ver e se me vir pode aproxiamr-se e tenho a certeza que vai ver o HXH em váriso jogos!

Anónimo disse...

Afinal a censura! não funciona para a gente que interessam, agradeço o esclarecimento tecnicos do ADC sobre sistemas de jogo com os quais concordo
Obrigado
Gilberto Silva

Anónimo disse...

Construção do jogo de Andebol
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol

Táticas defensivas

No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.

Sistema defensivo 6x0

O Sistema Defensivo 6x0 Este sistema de defesa é a base de todos os demais. Os seis jogadores são distribuídos em torno da linha dos seis metros, sendo que cada defensor é responsável por uma determinada área na zona de defesa.
Sistema defensivo 5x1'O sistema de defesa por zona 5 X 1 é uma variação do 6 X 0. Cinco jogadores ocupam a zona dos seis metros e um é destacado para colocar-se na linha dos nove, para cumprir ações especificas inerentes ao sistema.

Sistema defensivo 4x2

Esse sistema é utilizado contra equipes com dois especialistas de arremessos de meia-distância, cujo jogadores de seis metros são de pouca técnica. Quatro jogadores (defensores laterais e centrais) ocupam a zona dos seis metros e dois jogadores (defesas avançadas) colocam-se na zona dos nove metros.

Sistema defensivo 3x2x1

Para diferenciar dos outros sistemas defensivos por zona, esta defesa tem três linhas defensivas. O defensor lateral direito, esquerdo e central formam a primeira linha defensiva junto à área dos seis metros. O defensor lateral direito e esquerdo formam a segunda linha de defesa, que se situa a cerca de dois passos à frente da linha de seis metros. O defensor avançado forma a terceira linha defensiva, na linha dos nove metros.

Sistema defensivo 5x1

São cinco jogadores na primeira linha e um fazendo marcação individual, geralmente no jogador que mais se destaca no ataque adversário.

Sistema defensivo 4x2

São quatro jogadores na primeira linha e dois fazendo marcação individual.
A maneira mais comum de se ver uma equipe jogar é representada no esquema acima. O sistema defensivo mais utilizado pelas equipas adversárias é o 6x0. Neste tipo de esquema o melhor posicionamento para o ataque é o representado na figura acima, onde 5 jogadores formam uma linha de passe em frente a linha de defesa. Os jogadores 1, 2, 3 ficam a passar a bola de um lado para o outro enquanto o pivô (4) tenta abrir um espaço (com muito cuidado para não cometer falta de ataque) para que os armadores ou o central penetre na defesa e arremesse cara-a-cara com o goleiro. O pivô deve manter também um posicionamento de modo que possa receber a bola, girar e arremessar. Neste sistema deve-se também haver um grande entrosamento entre o ponta (1) e o armador (2), pois as melhores oportunidades de gols podem surgir de jogadas realizadas pelos dois atletas, tendo que se preocupar com os dois a defesa fica mais vulnerável no meio. O sistema 6x0 dificulta a penetração na defesa por isso arremessos de fora (sem penetrar na defesa) são comuns nesse tipo de jogada, aconselha-se então armadores altos com o arremesso fortes. O central deve ser um jogador habilidoso e criativo.

Anónimo disse...

Caro AdC
Aveiro e não Álvaro Campos!!!!
bom dia e como sabe o verdade é o mais fácil de encontrar e pode ser sempre correto na analise e educadamente.
Vi ontem o HXH ai que saudades! no jogo da P01 Águas Santas-Sad Madeira
últimos segundos por parte da Madeira a perder por 1, não resultou paciência mas foi um bom jogo tático e vencedor com sorte.
Um conselho na orientação da P02 a tatica não resolve todos os problemas mas sim alguns e bem estruturado o jogo da equipa!
Boa sorte e pode contactar-me já que tem o meu contacto para esclarecer e manter um conversa séria....
ADC


Álvaro de Campos disse...

ADC

Não consegue ser coerente consigo próprio, pois não?! Eu sei que já não é de agora mas veja como diz uma coisa e faz outra a... aqui vai!

Às07:22 do dia 28 de Setembro de 2014 escreve "pode ser sempre correto na analise e educadamente."

Às 15.20 do mesmo dia escreve "Aprende trapalhão..."

Um exemplo de boa educação... mas todos sabemos qual é o seu nível!!

Mas parece que ontem viu um pouco do SISTEMA DEFENSIVO H:H, parece que sempre existe.

Quanto ao vídeo aproveito para lhe dizer não meteu nada a cores porque não foi você que fez o vídeo! Não era capaz... tem uma relação difícil com as tecnologias! Mais o vídeo fala sobre os postos específicos e não sobre sistemas defensivos!

Cumprimentos
AdC

Anónimo disse...

AdC
Alvaro de Campos(todo o mundo se r!!!)
Queixinhas e sem conteudo desportivo e ver o HXH não é sistema mas estrategia! do treinador presente a perder por 1, mas interessa baralhar.
Boa sorte e viva o Costa que veio por em sentido o nosso PSD ahahaha
Caro AdC o seu discurso é de trapalhão e tenho a certeza que não consegue falr do Andebol que gosta e sua construção 10' sem interrupções!. Mas cada um faz o que pensa que sabe, diz o que pensa que acredita e tem dificuldade de saber estar no que pode ajudar a modalidade da sua terrinha.. estamos a falar do andebol regional, local e não Nacional ,internacional , Universal..