gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 29 de abril de 2012

Crónica de Fim de Semana – 31 – 2011 / 2012 - I

Esta crónica relativa á PO01.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final

Grupo “A”
7.ª Jornada
Águas Santas 25 - 30 FC Porto
ABC 27 - 23 Madeira SAD
Sporting - Benfica (Adiado – 02-05-12) RTP2

FC PORTO – CAMPEÃO NACIONAL

Jornada marcada pela vitória do FC Porto em Águas Santas, o que lhe conferiu desde já a 3 jornadas do fim do Campeonato a renovação do título, e assegurar o chamado TETRA. No outro jogo que se realizou este fim de semana o ABC venceu o Madeira SAD num jogo, onde a equipa Madeirense comando o marcador até cerca dos 20 minutos, altura em que o ABC escabece a igualdade no marcador a 8 golos. A partir dos 21 minutos o ABC assume o comando do marcador para não mais o largar, no entanto o Madeira SAD nunca desistiu, dando sempre excelente réplica. A equipa do ABC, regista uma forte melhoria na forma de defender, e a subida de forma de Pedro Seabra (7 golos), muito bem acompanhado jovem Ricardo Pesqueira (5 golos), faz o resto. Na equipa Insular, Telmo Ferreira esteve mais uma vez bem, com Daniel Santos a estar 100% eficaz na marcação dos livres de 7 metros (4/4), mas João Ferraz esteve longe do que pode produzir. A jornada completa-se apenas no dia 2-05-12, com a realização do encontro Benfica / Sporting, o interesse da prova a 3 jornadas do fim encontra-se em saber quem será o 2.º Classificado. A Classificação após esta jornada ficou assim ordenada, 1.º FC Porto (50 pontos), 2.º Madeira SAD (41 pontos), 3.º Benfica (40 pontos – menos 1 jogo), 4.º Águas Santas (39 pontos), Sporting (38 pontos – menos 1 jogo), 6.º ABC (38 pontos).
Águas Santas 25 – 30 FC Porto

Num pavilhão praticamente esgotado, e com um ambiente próprio dos grandes encontros, jogou-se este Águas Santas / FC Porto, que em caso de vitória do FC Porto, conforme se veio a verificar conferia imediatamente á equipa Portista o Titulo Nacional, que não é mais do que a renovação de um título que alcança nas últimas 4 (quatro) épocas (O TETRA). Venceu e bem o FC Porto que comandou o marcador desde o primeiro ao ultimo minuto, apesar da excelente réplica do Águas Santas, até perto do minuto 35 quando perdia apenas por 2 golos (18-16), daqui até ao fim foi mais do mesmo, com o FC Porto a provar que é a melhor equipa da Prova, a equipa com uma orientação mais assertiva e com jogadores tem registado uma excelente evolução, casos por exemplo de Gilberto Duarte e Wilson Davyes, e com um Dario Andrade em plena recuperação de todas as suas faculdades, e com sistema defensivo alicerçado, principalmente num guarda redes que se chama Hugo Laurentino que neste jogo mais vez fez a diferença com 42 % de eficácia, nunca nos podendo esquecer de um Tiago Rocha (5 golos) cuja evolução é digna de registo, e que neste encontro esteve com uma eficácia de 100%. O Águas Santas que efectuou até ao momento para nós a sua melhor época dos últimos anos, registou uma forte quebra anímica e física, talvez devido ás limitações do plantel, e ao avolumar do resultado que chegou a ser de 8 golos de diferença, quando aos 54 minutos o FC Porto vencia por 29-21, não teve um António Campos nos seus dias, bem como Marco Sousa, apenas Pedro Cruz (7 golos) se aproximou do seu rendimento normal apesar das falhas técnicas que cometeu, diga-se ainda Joel Rodrigues (5 golos) também esteve bem. Dirigiu o encontro a dupla Bracarense César Carvalho / Daniel Freitas, que realizaram uma boa prestação, com especial incidência no critério disciplinar.

Grupo “B”
7.ª Jornada
São Bernardo 25 - 24 Xico Andebol
Belenenses 33 - 33 AC Fafe
Ismai - SC Horta (Adiado – 09-05-12)

Jornada com apenas dois jogos, tal como no grupo “A”, mas por motivos bem diferentes, pois o adiamento do jogo Ismai / SC Horta, foi certamente para equipa Insular fazer um próximo aproveitamento de uma deslocação ao Continente para assim realizar dois jogos, e fazer economias financeiras, já que em condições normais estará fora dos lugares de despromoção. Mas os dois encontros que se realizaram, tiveram resultados no mínimo interessantes começando pelo excelente empate que a equipa de Fafe obteve no Restelo, e que muito ajuda na sua fuga aos lugares de despromoção. Foi um encontro sempre equilibrado, com o AC Fafe a obter uma vantagem de 1 golo a 1 minuto do fim através da marcação de livre de 7 metros, para a equipa do restelo empatar a sete segundos dos 60 minutos de jogo, saliência neste encontro para os marcadores de ambas as equipas no Belém, Belone Moreira com 13 golos, e no Fafe Luís Nunes com 11 golos. Em Aveiro o São Bernardo obteve um resultado lhe trás uma réstia de esperança de se poder manter na principal divisão do Andebol Português, ao vencer o Xico Andebol pela diferença mínima, num encontro sempre equilibrado com a equipa da Região de Aveiro a vencer por um diferencial de 3 golos a cinco minutos do fim (25-22), não marcando nenhum golo nos cinco minutos finais. De destacar a exibição do guarda redes do São Bernardo João Pinho com 41% de eficácia, no Xico Andebol o melhor marcador foi Luís Sarmento com 5 golos. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º SC Horta (37 pontos – menos 1 jogo), 2.º Belenenses (37 pontos), 3.º Xico Andebol (30 pontos), 4.º AC Fafe (28 pontos), 5.º Ismai (25 pontos – menos 1 jogo), 6.º São Bernardo (25 pontos).

O Banhadas Andebol

21 comentários:

Anónimo disse...

Esse Ferraz é uma fraude. O Porto vai comprar gato por lebre.

Anónimo disse...

Parabéns ao FCPorto, sem grande surpresa volta a ser campeão nacional! Alguem já tem conhecimento de transferencias para a proxima epoca?

Anónimo disse...

Fim de semana muito importante decidir e alcançar objetivos determinados pelos principais equipa com vista a época desportiva.
F.C. do Porto alcançou com toda a normalidade a vitória e o consequente titulo a 3 jornadas do fim? e recordo que no total de 10 jornadas e com divisão dos pontos da 1ª fase em 50% dos pontos. Caso não tivesse esta regulamentação então o porto já teria sido campeão no inicio da Fase Final.

Vejamos o total de pontos ganhos desportivamente em campo, sem divisão de pontos, neste momento(1ª fase+Fase Final):
Porto 81 pontos
Sad-Madeira 65 "
Benfica 65(menos 1 jogo)
Sporting 62(menos 1 jogo)
A.Santas 61 "

Aguas Santas-Porto:
Ambiente de festa e determinação do Porto e excelentes prestações de Laurentino Dario, Daves fizeram o resultado.No final do jog num pavilhão lotado festa azul e branca.

ABC-Sad- Madeira

Excelente jogo dos comandos do Carlos Resende treinador do aBC, brilhante em determinados períodos do jogo.

Nota- estamos no meio do mês de Abril e faltam, Abril, Maio e Junho, JULHO E AGOSTO DE FÉRIAS E INÍCIO DE ÉPOCA, quem vai manter a competição dos atletas se não há competição, quem paga os subsídios aos mesmos? PORTANTO RESUMINDO E CONCLUINDO 4 MESES E MEIO SEM COMPETIÇÃO....
PLANEAR UM ÉPOCA DESPORTIVA ENTRAM UMA SÉRIE DE VARIÁVEIS IMPORTANTE PARA O EFEITO QUE TERÁ NA MODALIDADE, NOS RESULTADOS DESPORTIVOS ALCANÇADOS E IMPACTO NA MODALIDADE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DESPORTIVA.

NA FINAL DO JOGO AAAS-PORTO O TREINADOR pORF. JORGE BORGES FEZ OS SEGUINTES COMENTARIOS:

"Havia equipas com mais responsabilidades..."
Uma palavra para o campeão: "O título está bem entregue. Foi a melhor equipa. Se calhar havia outras com mais responsabilidade, mas não conseguiram". JORGE BORGES TR(AAAS)
NOTA1- SEGUNDO SEI E ESTA PUBLICADO(SITE DA WWW-FPANDEBOL.PT, O MODELO DE CAMPEONATO DA P01 É O MESMO DESTE ANO? JÁ VIMOS A VIDA DIFÍCIL DE CLUBES E ATLETAS......

Anónimo disse...

Lamentável, no andebol português não há verdade desportiva, que o digam os nortenhos do Xico. Quem viu o jogo bem pode referir a ajuda que o S. Bernardo teve dos árbitros, principalmente nos últimos 15 minutos. Eu quero que a equipa de Aveiro se mantenha na 1º divisão, é uma honra para a cidade mas, quero principalmente que os homens do apito sejam justos que verdade e honestidade no desporto em geral.

Anónimo disse...

Parabens S. bernardo, mas os homens do norte bem se podem queixar dos arbitros.

Anónimo disse...

Força Xico, não haverá nenhum arbitro que vos impeça de alcançar os vossos objetivos.

Anónimo disse...

não sei como pode alguém apostar num jogador como o Ferraz, minguem lhe retira valor físico mas um bom jogador deve ser mais que isso e este, tem um cérebro do tamanho de um feijão,é manhoso e preguiçoso. querem mais?

Anónimo disse...

A eleição de Ulisses Pereira já está a surtir efeito, que o diga o Chico.Preparem-se..

Anónimo disse...

Eu não dizia que o Madeira SAD só estava motivado para jogar com o Porto...não gostaram e retorquiram,mas afinal a razão estava do meu lado,para quem viu o jogo com ABC mesmo sem Tiago,com Bogas limitado,etc,etc

Anónimo disse...

No comentário das 17.08 esqueci-me da assinatura: ADC

Anónimo disse...

Foi incrivel a forma como o Xico foi prejudicado em S. Bernardo. A quem interessa a vitória do S. Bernardo? Foi um roubo de catedral feito por dois senhores que nem para a 3ª divisão servem!

Anónimo disse...

Parabéns ao F C Porto, sem duvida a melhor equipa do campeonato. Já agora aproveito para dar tambem os parabéns a dois portugueses que garantiram este fim de semana a subida a liga asobal. www.balonmanoars.com

Anónimo disse...

Muito curiosaas as declatrção o professor Borges do Agaus sobre a sua dispensa no fim desta época.
Diz-sen os corredores,entre várias histórias, que ele soube da sua dispendsa pelos jornais e a que a estratégia era que ele, por se sentir desrespeitado, abandonasse de imediato poupando aos cofres do clube 4 meses de sálarios.
Não sei se foi ou não mas quem conhece o homem devia saber que essa estratégia não teria qualquer hipótese de sucesso.
Ficamos todos à espera que a época termine e que o homem depois diga o que lhe vai na alma.

Anónimo disse...

o Xico perdeu porque entrou de gala a pensar que ia passear, encontrou uma equipa com garra...

Eu nem consegui contar o nº de falhas técnicas efetuadas pelo chico mas atacantes foi para cima de 20!

Parabens S. Bernardo, parabens rapazes.

Anónimo disse...

Ate o campeonato de hoquei tem 16 equipas! Este campeonato e modelo e uma vergonha! Parabens ao Porto! Ainda nao foi desta que mesmo vos tirando pontos vos tiram o titulo!!!

As pessoas esquecem-se que um campeonato e uma prova de regularidade e mesmo as equipas mais fracas sao importantes para as mais fortes para fazerem uma melhor gestao do plantel e dar tempo de jogo aos atletas menos utilizados! Ainda bem que ja reunioes e mais nao sei que para nao se alterar nada!

VERGONHOSO!!!

Anónimo disse...

Sim também concordo que até as euipas ditas "pequenas" necessitem de competição no "seu campeonato", pois sabemos que competem para a manutenção e nada mais.

Além disso o facto de as equipas ditas "grandes" realmente terem mais jogadores do que normalmente aqueles que são utilizados poderia contribuir para que estes jogadores menos utilizados pudessem obter rotação e quiça até começarem a mostrar-se como soluções mais assíduas...

Cabe à Federação pensar nisso obviamente! Nada mais! Ah e aos clubes e às associações claro!

Realmente 12 equipas num campeonato nacional ou 2 fases na prova maior de uma modalidade LOL É um pouco rídiculo sim...mas o Andebol já se ridiculariza ha muitos anos por isso...

Anónimo disse...

ola muito boas noites caros leitores sera que alguns dos senhores poderiam-m me dizer se e verdade o que se fala que o nelson pina que e um grande jogadores feito pelo meu grande belenenses sempre vai pro porto?tanta coisa se falam sera que e verdade?eu nao acredito acho e espero que ele venha para o meu grande belenenses sei que ele ta no final de contracto so espero que o meu grande belenenses o leve de volta porque ele faz falta a qualquer equipa mas mais para o meu belem belem ate morrer abracos

Anónimo disse...

Que azia que dá aos leitores ler esta noticia do FCP tetra campeão.
Para o ano há mais e se não nos roubarem como fizeram na taça é mais do mesmo.

Compensan é bom !!!!!!!

Anónimo disse...

Dario Andrade Sai para o Benfica

Nelson Pinta Sai para o Porto

Anónimo disse...

De regresso ao tema da arbitragem escandalosa do jogo S. Bernardo x Xico Andebol seria interessante refletir no seguinte: quem é o maior beneficiário da derrota do Xico? Na minha opinião este jogo foi apenas o princípio de uma grande caldeirada para salvar uma equipa que poderá ser muito útil ao FCP e ao Sr. José Magalhães na estratégia de formação que foi adotada pelo clube. A ver vamos... se depois de ter realizado um campeonato acima de todas as expectativas, e de ter provado nos confrontos diretos que é superior a qualquer dos adversários, o Xico se vê puxado para baixo por fatores que nada têm a ver com andebol. Esperemos que os seus dirigentes estejam atentos e reajam a situações menos transparentes.

Anónimo disse...

Um dos grandes defeitos deste modelo de competição está bem patente no que se está a passar no grupo B, onde as descidas de divisão estão a ser decididas essencialmente pelos resultados dos jogos de 2 equipas que já não jogam para nada.